Filhos com idades próximas – Será mais difícil ou não?

Sempre quis ter filhos com idade próxima, porque sou da opinião que assim, a proximidade entre irmãos é maior. Eu e a minha irmã temos 7 anos de diferença, temos uma boa relação, mas crescemos em fases separadas. Enquanto a minha irmã já era adolescente, eu ainda era uma criança.
Quando confirmei que estava grávida pela segunda vez, fiquei muito feliz, mas questionei-me logo se a Serena sentiria ciúmes e como lidaria com a chegada da irmã. Também fiquei com receio de não conseguir gerir tudo e dar a devida atenção a ambas.
O facto é que quando a Alícia nasceu, com 23 meses de diferença, a reação da mais velha não foi a melhor. Não interagia com a irmã mais nova. O mais curioso é que, ao mesmo tempo que parecia que a ignorava, tinha instinto protetor e ficava zangada quando dizíamos, em tom de brincadeira, que íamos deixar a Alícia com os avós.

Não vou mentir, os primeiros anos são mesmo muito cansativos! Lidar com uma criança que já anda, quer mexer em tudo, quer atenção ao mesmo tempo que se troca fraldas e amamenta, dá muito trabalho. Contudo, à medida que vão crescendo, torna-se mais fácil e no fim tudo compensa! Ver a ligação que têm, a cumplicidade, a adoração e o carinho que sentem uma pela outra, a maneira como brincam juntas, aquece-me o coração! São o oposto uma da outra, mas completam-se! Se fosse hoje, faria tudo da mesma maneira!
Também tem filhos com idade próxima? Partilhe comigo a sua experiência!